• Da pré-história dos quadrinhos ao pós-modernismo gibístico!

    Personagens de quadrinhos inspirados em pessoas reais



    Personagens de quadrinhos inspirados em pessoas reais

    A inspiração para criar um personagem pode vir de várias fontes. Mas os autores transcendem repetidamente lendas e heróis mitológicos para se concentrar em coisas mais mundanas e terrestres, especialmente quando planejar a sua personagem e ter um certo caráter. Muitas vezes, a inspiração por trás de um personagem são pessoas reais que se projetavam de seus pares ou por seu conhecimento, suas realizações, a aparência ou comportamento.

    Talvez, o personagem mais famoso (que muita gente que não lê quadrinho também conhece) seja o Coringa que foi inspirado no ator Conrad Veidt do filme ("O Homem que Ri)

    Vamos a nossa singela, porém curiosa lista:


    1.Tintin

    Tintin / Palle Huld
    Primera aparição: As aventuras de Tintin - Tintin no pais dos Sovietes (1930)
    Criador: Hergé


    Tintin, o jornalista e aventureiro belga, deve sua existência a Palle Huld. Um ator dinamarquês que em 1928, quando tinha 15 anos, ganhou um concurso de um jornal o faria dar a volta ao mundo em 44 dias para depois relatar suas aventuras em um livro. Palle começou a trabalhar como jornalista pouco depois de seu regresso e o livro sobre sua viagem se tornou um sucesso. Uma das cópias chegou às mãos do desenhista Georges Prosper Remi (mais conhecido como Hergé), que utilizou a aparência e personalidade curiosa e aventureira para criar seu personagem.

    2. Tony Stark

     Tony Stark/Howard Hughes
    Primera aparição: Tales of Suspense #39 (1963)
    Criadores: Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby


    No momento de criar um gênio da mecânica  e inventor como Tony Stark, os autores decidiram se inspirar na personalidade avassaladora de Howard Hughes. Ele era um empresário e plutocrata que além de ser engenheiro aeronáutico era piloto. Era também um homem muito criativo e ousado até concretar suas inspirações. Outro cientista revolucionário que serviu de inspiração para criara Tony Stark foi Nicola Tesla. Um gênio que esteve ao ponto de mudar o curso da história com suas instigações sobre corrente alternada.

    3. Charles Xavier
    Charles Xavier / Martin Luther King
    Primeira aparição: The X-Men #1 (1963)
    Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
     

    Jack Kirby reconheceu que se baseou no ator Yul Brynner para desenhar o Prof. Xavier, entretanto, Stan Lee planejou sua personalidade quase como uma cópia carbono de Martin Luther King. Para quem não sabe, King foi um pastor batista e prêmio Nobel da Paz e pregava uma filosofia de convivência pacífica e gerou um movimento a favor do direitos civis igualitários para os afro-americanos nos Estados Unidos. Também se opôs à Guerra do Vietnam e, de forma geral, ao crime em todas as suas formas. Xavier é um professor e o psíquico mais poderoso do mundo, que escolheu educar as pessoas no lugar de obrigá-las a ceder.

    4. Magneto

    Magneto / Malcolm X
    Primeira aparição: The X-Men #1 (1963)
    Criadores: Stan Lee e Jack Kirby

     Enquanto Xavier busca uma coexistência pacífica, Magneto planeja uma guerra contra os humanos para proteger os mutatntes. Esta ideologia extremista foi tomada de Malcom X, um ativista e orador a favor dos direitos civis dos afro-americanos (igual a Martin Luther King), mas que muitas vezes utilizava a intimidação e o peso da Nação Islâmica para alcançar as pessoas. Mesmo sua luta sendo justa, seus métodos e forma agressiva de se expressar se confundiam facilmente com ódio e sectarismo, o que o fez ganhar muitos inimigos.

    5. Ás Inimigo


    Hans von Hammer / Manfred von Richthofen
    Primeira aparição: Our Army at War #151 (1965)
    Criadores: Robert Kanigher e Joe Kubert




    Muitos leitores não conhecem o Ás Inimigo, Hans von Hammer era um personagem dos antigos quadrinhos bélicos da Dc Comics. Um piloto alemão durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial que se caracterizava por seu caráter rebelde, mas honroso e que tinha uma incrível habilidade combativa. Foi inspirado em Manfred von Richthofen, mas conhecido como Barão vermelho, que durante a Primeira Guerra pilotava um Fokker triplano e derrubou 151 aviões britânicos. Era estimado por abusar de passado nobre e deixar fugir os feridos em combate.

    6. Darkseid

    Darkseid / Jack Palance
    Primeira aparição: Forever People #1 (1971)
    Criador: Jack Kirby


    Kirby confessou que no primeiro momento pensou em criar um "Hitler extraterrestre" quando encomendaram a criação do tirano Darkside. mudou de ideia e decidiu se basear no ator Jack Palance, que possuía uma estatura intimidadora, marcas muito fortes no rosto e uma voz particularmente áspera que dava certo carisma em suas interpretações como vilão em vários westerns. Darkside se transformou em um tirano de rosto pétreo e inexpressivo, cada uma de suas palavras é uma sentença fria, precisa e que não deixa de ter certa elegância e ar de realeza.


    7. Punho de Ferro

    Iron Fist / Bruce Lee
    Primeira aparição: Marvel Premiere #15 (1974)
    Criadores: Roy Thomas y Gil Kane

    Danny Rand foi, junto com Shang-Chi, parte dos personagens criados pela Marvel nos anos 1970 para aproveitar o furor da crescente cultura das artes marciais. Danny Rand é um combatente supremo de um estilo secreto de kung fu e é o herdeiro do título e da técnica do Iron Fist (Punho de Ferro). Apesar de ser caucasiano, este personagem foi baseado no ator, filósofo e artista marcial Bruce Lee, já que muitos comparam seu estilo pessoal (Jeet Kune Do) com o estilo de Punho de Ferro, que se baseava em movimentos fluidos e difíceis de antecipar.


    8. Lúcifer Morningstar

    Lucifer Morningstar / David Bowie
    Primeira aparição: The Sandman #4 (1989)
    Criador: Neil Gaiman e Sam Kieth
     
    Baseado livremente no personagem Satanás de John Milton, em sua obra "O Paraíso Perdido (1667)". Lúcifer Morningstar é um anjo caído que reinava no inferno, mas decidiu expulsar os condenados e os demônios e fechar as portas do inferno para dá-las a Sonhar (Sandman). Neil Gaiman pediu expressamente que o desenho de sua aparência se assemelhasse ao cantor e ator David Bowie, particularmente semelhante ao que se vê no filme "O Homem que caiu na Terra (1976)", onde Bowie interpreta um extraterrestre, misterioso e estranho.

    9. Sebastian Shaw

    Sebastian Shaw / Robert Shaw
    Primeira aparição: The Uncanny X-Men #129 (1980)
    Criadores: Chris Claremont e John Byrne


    É um mutante que foi durante muito tempo chefe do Clube do Inferno, onde era conhecido como Rei Negro. É um dos maiores vilões do universo Marvel, capaz de absorver todo tipo de enetgia ao ataque físico que tenha sido dirigido a ele, aumentando sua capacidades físicas. Ele foi livremente inspirado fisicamente no ator britânico Robert Shaw (com que divide o sobrenome), principalmente em seus personagens  Quint do filme "Tubarão (1975)" e sua personalidade sinistra e manipuladora é similar a de Grant, o assassino russo interpreta o por Robert Shaw em "Moscou Contra 007 (1963)".


    10. Herry Leland

    Harry Leland / Orson Welles
    Primeira aparição: Uncanny X-Men #132 (1980)
    Criadores: Chris Claremont e John Byrne
     


    Este mutante membro do Clube do Inferno e conhecido como Bispo Negro se caracteriza por seu comportamento pomposo, condescendente e altivo, em grande parte graças ao seu poder de aumentar a massa dos objetos que faz com que as pessoas caiam de joelhos ante ele. Foi criado quase como uma homenagem ao ator Orson Welles, ja que seua aparência se assemelha bastante a de J. P. Morgan (Tajna Nikole Tesla, 1980), um personagem interpretado por Welles. Além disso, seu nome "Harry" vem de Harry Lime (do filme "O 3º Homem, 1949") e o sobrenome "Lelland" vem de Jedediah Leland (Interpretado por Joseph Cotten para o filme "Cidão Cane, 1941"), ambos personagens de filmes de Orson Welles.

    Futuramente ampliaremos esta modesta lista.

    2 comentários:

    Scant disse...

    bem legal!

    Thalarctos Arkticos disse...

    Cara!! Como é bom agregar conhecimento. Agradecido.

    Prato cheio de gibis (CTRL+F)

    100 balas 1001 Comics 2 Clicks para o Inferno 2001: Odisseia no Espaço 365 Samurai e alguns copos de arroz A Arte da Guerra em Quadrinhos A Canção da Magnun A Casta dos Metabarões A Era Metalzoica A Guerra de Luz e Trevas A Ilha do Tesouro A Lenda de Isis A Magia de Aria A Marca da Feiticeira A Morte do Capitão Marvel A Saga de Thanos A Teoria do Caos A Vingança do Submundo a voz do fogo adaptações adulto Adventures in the dc universe Alien All Star Comics America's Greatest Comics American Flagg Apache Skies Aquaman Arena Arkadian Arqueiro Verde artbook As Aventuras de Luther Arkwright Ás Inimigo asterix Átomo aula de gibi Avatar Press Avengers Aventuras de um empregado japonês Azul é a cor mais quente Bad World Badlands Ballistic batman beatles Behind Watchmen beowulf Biblia Bibliografia biografia Black Kiss Black Phanter Black Terror Blade Runner Blanche Epifany Blood Blueberry Boas Festas Bone Bump Caçadora calendário capas Capitão América Caricaturas Cartas Selvagens Cartões de Identidades cartoons Cavaleiro Solitário Cerebrus Champions Classic Chernobil cicatrizes Clássicos ilustrados Codex Arcana Coisa coletânea Colossus Comic Book Encyclopedia Comic Canceled Cavalcade comics Conan Concreto Contatos Imediatos do Terceiro Grau Contos Contos de Asgard Coringa corto maltese crossover Curiosidades Cyblade Darkness Dawn Dc Universe Online Legends demolidor Demônio da mão de vidro dentes-de-sabre Destrutor Diabolik dicionário Dick Tracy Disney divine right do inferno doctor solar documentário dolly Doom Patrol Dr. Estranho Drácula Dreadstar druuna Duna Echo El Diablo Elektra Elric elseworld em espanhol Em Francês Em italiano Emily The Strange Enciclopedia Epic Ilustrated Especiais Espectro Eternals Eu sou a lenda Eu vi... Exterminador 17 Exterminador do Futuro fables fábulas Falcão Negro Fangoria Comics Fantasma Fathom Fera filmes Firekind Flash Flash Gordon fontes para diagramação four star Fusão Galactus Gandhi Gerações Ghost Rider GI Joe gibis Girl & Boy Golem graphic novel Guarda Rato Guerra Kree Skrull Guerras Secretas Guerreiro guia Gun Runner Gunfire Harbinger Harley Quinn hawkman Haywire hellboy Hellraiser heroes Heróis em Ação Hieroglyph História da França Histórias curtas Holy Terror homem-aranha homem-de-ferro How to draw Howard the Duck Hq Européia Hulk Huntress ilustrações immortel Independência do Brasil Infestation Inimigos Comuns Invisíveis Iron and the Maiden Ivan Brun jogo Jonah Hex Jonny Double Jornada nas Estrelas Joseph Judge Dredd Justiceiro Kamandi Kitty Pride komiker Krazy Cat Kripta Krishna Lanterna Verde last man Last Planet Standing Legião Alien Legião dos Super-Heróis Leitura da semana LEOG Liefeld liga da justiça liga extraordinária livro Lobisomem Loki Lone Ranger Lorde Takeyama Man of Steel Mansão dos Segredos Marada Marshal Law Marvel Adventures marvel atlas Marvel Treasury Menz Insana Modern Master Modesty Blaise monstro do pântano Moonshadow Mordillo Morto do Pântano mortos-vivos mouse guard Ms. Marvel mulher maravilha Mulher-Gato músicas Namor Nick Fury Novo Universo O Detetive Sem Nome O Fantasma O Hobbit O Jardineiro Molhado O Livro das Trevas O monge e o demônio O Sombra Obergeist Oldboy oneshot Ópera gráfica Os Pequenos Perpétuos Pantera Negra pergunta Pernalonga Phantom Pinóquio Piratas do Tietê Pixotes Poder Supremo Popeye Power Company preacher Predador pride of bahgdad primeira edição Príncipe Valente programa promethea quadrinho alternativo quadrinho nacional quadrinhos Quarteto Fantástico Ramayana Reinos Esquecidos Retenção Robotech ROM sandman Sargento Rock scketchbook Secret Agent X-9 Secret City Segunda Guerra Mundial Sem Comentário Shadowhawk short stories Silver Age of Comics silver star Silver Surfer Sin City Six from Sirius Sky Doll smax sounds spirit Star Trek Star Wars stardust Starman Strange Tales Strange Tales MAX Strangers in Paradise supeman super-homem Superboy Superhero woman supremo Supremos Surfista Prateado Tales of Mystery Tarzan Terminator Terra terror Thanos The Human Race The Mighty The Milkman Murders The Nazz The Nine Rings of Wu-Tang The Spirit of the Tao The Thnig from Another World The Twilight Zone Thor thunderbolts Tio Patinhas tirinhas tom strong top 10 Top Cow top ten TOP TOP TOP TOP-NOTCH COMICS Torneio de Campeões Transformers Transmetropolitan Trapalhões trinity Turma da Mônica Two-fisted Ultra-sete Usage Yojimbo v de vingança Vampirella veils Vigilante Vincent & Van Gogh vingadores Viúva Negra Void Indigo wanted War of the Independents Warlord watchmen what if wildstorm Witchblade wizard Wolverine Woman of Marvel Wonder Woman World War Hulks Wulf x-men Y zumbis

    Em algum lugar do passado...

     

    Sobre o Komiker Master

    Komiker Master é o líder supremo de todo Universo Komiker. Além disso, ele o único portador a espada prata que singra o espaço e que deixa até o Chuck Norris com medo quando escuta o tão famoso e temido WAAAAADJÁÁÁÁÁ

    Selo de Qualidade

    Missão

    Levar informação, cultura e principalmente entretenimento aos que não possuem formas de tê-lo fisicamente, então vai virtualmente mesmo.